10 November 2008

PLENA


Todos os negrinhos da cidade devem estar sem camisa e tomando cerveja
em copos de cidra, baixos, engordurados
E comem com negligência um pedaço de carne dura
que gruda em seus dentes muito brancos...
Eu estou aqui à espera de anoitecer
Meus dedos estão pálidos e minha pele também é pálida
Nem tanto sobrou de hoje, já começo a querer viver o amanhã.
Meus dentes estão luzidios, posto que eu os preservei, intactos.

Livre é que não sou, pensei que fosse,
mas meu lacre é de afeto
e lacre de afeto prende mais que carne no dente
Feliz é que não sou,
não como o que gosto e nem bebo o que eu mereceria
A alegria é coisa pouca,
mas coisa pouca nunca foi prá mim
Quero o que é grande e o que dá trabalho
O trabalho agora é esse,
não refastelar-me, não relar-me, não gozar-me
só meditar sobre o prazer de ser um negro de dentes alvos
carne no dente, cerveja com gordura,
um dia de cada vez, uma calma desplanejada.
um vício enfeitiçante, uns pecados ardidos de bons,
uns palavrões arremetidos de chofre,
umas violências abertas, sem recato,
viver assim seria bom...
com esse calor que faz então, seria pleno
eu seria plena,
Plena eu não sou.


No comments: